Poética

O coletivo Correspondência Poética tem como principal objetivo pesquisar e difundir a poesia produzida nas periferias do Brasil e se ultiliza de plataformas que variam de web sites a papel artesanalmente reciclado para realizar a difusão do material coletado.

Em 2009, o coletivo deu início às atividades, distribuindo poemas nos pontos e terminais de ônibus de São Paulo. Os poemas eram escritos à mão em papel reciclado e enrolados em formato de pergaminhos. Eram então colocados em uma caixa acoplada às estruturas dos pontos e terminais de ônibus com o indicativo "Pegue Aqui Sua Poesia". Os transeuntes, de forma autônoma, pegavam suas Correspondências Poéticas.

Em 2010, com o apoio do programa VAI, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, além das intervenções nos pontos e terminais de ônibus, o coletivo construiu um blog (correspondenciapoetica.blogspot.com) para ampliar as formas e frontreiras da difusão.

Em 2011,realizou a produção de vídeo-poemas, selecionando poemas de sete poetas diferentes para serem interpretados por sete atrizes, buscando, na organição dos conteúdos e na junção de diferentes linguagens artísticas, uma nova forma de narração poética.

Em 2012 e 2013, o coletivo realizou diversas oficinas de convívio literário e de reciclagem de papel, onde aborda a resignificação da produção do papel. Produziu também o programa "Ensaio Poético", em que um escritor é convidado para falar sobre literatura e política e mostrar trechos de sua obra. O programa teve como base estética os programas¨Ensaios¨ e ¨Enquadros¨, ambos da TV Cultura.

Em 2014, o grupo está realizando o "Primeiro Festival de Poesia da Cidade de São Paulo" no qual premiará 13 poetas da Zona Metropolitana de São Paulo, visando com isso laurear e difundir o movimento literário que vem acontecendo nas periferias da cidade.